terça-feira, 29 de abril de 2008

Casaquinho transpassado



Materiais:
3 novelos de fio para bebê (1 e ½ da cor principal – pala, 1 para listas)
Sugestão: fio FOFURA da Círculo – 100% acrílico – cor 0010 (branco) e cor 7650 (bege)
agulha de tricô de 2,5mm
4 botões pequenos
1 agulha auxiliar (gancho)
agulha de tapeçaria

O casaquinho é todo trabalhado em cordões de tricô; trabalhar os cordões de tricô conforme seu gosto - em meia ou em tricô. Nesta receita o cordão é trabalhado em meia.
Cor A = cor predominante, que será a da pala do casaquinho (bege).
Cor B = cor secundária, que formará as listas (branca).

Modo de fazer:
1ª etapa
Montar 6 pontos com a cor A e trabalhar 60 carreiras em ponto meia = 30 cordões de tricô. Emendar fio de cor B na borda direita. Não cortar o fio A.
1ª carr, com B: 3 meias, laçada, 3 meias.
2ª carr. Voltar em meia com o mesmo fio
3º carr, com A: 3m, laç, meia até os 3 últimos pontos, laç, 3m.
4ª carr: voltar em meia com o mesmo fio.

Repetir as carr. 3 e 4, trocando os fios sempre do lado direito, até o trabalho ter 23 trabalhos de laçadas de cada lado – os furinhos, e com a cor A. Não voltar e montar no final dessa carr. 24 pontos e voltar trabalhando em meia.

2ª etapa
Próx. carr. Cor B: 3m, laç, meia até a cor A, voltar em meia.
Próx. carr. Cor A: meia até os últimos 6 pontos e voltar em meia. (começa o pescoço do casaquinho).

Continuar desta maneira, agora sem as laçadas, até ter 15 cordões da cor B e 15 cordões da cor A, sendo que com esta cor (da pala), carreira sim, carreira não, deixar os últimos 6 pontos sem trabalhar e voltar a carreira.

3ª etapa - manga
Depois de ter os 30 cordões de tricô prontos, com a cor A fazer 16 p em meia, arrematar os próximos 4 pontos (por onde passará a tirinha) e continuar até o final da carreira. Voltar até o final da pala, tricotar os próximos 12 p e os pontos restantes da carreira (agulha da mão esquerda) colocar à espera numa agulha auxiliar (gancho).

Próx. carr: continuando com a cor A, montar 46 pontos. Voltar com a mesma cor, tricotando 6 pontos (será o punho da manga), deixar o fio à espera e emendar o fio de cor B e continuar com ela até o começo da pala.

Continuar trabalhando sempre da mesma maneira; com a cor B ir até o começo da pala e voltar, não tricotando os últimos 6 pontos (punho) que são tricotados com a cor A. Lembrar que quando estiver tricotando com a cor principal, da pala, fazer da mesma maneira que a parte da frente: 1 carreira até o final da pala, 1 carreira deixar 6 pontos sem fazer e voltar. O mesmo deve ser feito no punho.
A manga estará pronta após 48 carreiras (24 cordões de tricô) contadas na parte da pala (cor A).

Após estes 24 cordões de tricô e ainda com a cor A, arrematar 46 pontos (sobram os 12 pontos antes do começo da pala). Virar o trabalho pra voltar a carreira e deste modo, recolocar na agulha da mão direita os pontos que estavam à espera. Continuar tricotando a carreira (avesso) e montar 4 pontos (repor os que arrematou) e ir até o final da carreira.

4ª etapa – costas
Agora, com todos os pontos na agulha, continuar o trabalho alternando as cores, obedecendo o modelo da pala (carreira sim, carreira não, seguir até o final - pescoço) e tricotar 30 cordões de tricô contados na cor A - pala).

Após os 30 cordões, com a Cor A, ir até final da carreira, voltar até o final da pala, tricotar os próximos 12 p e os pontos restantes da carreira (agulha da mão esquerda) colocar à espera numa agulha auxiliar (gancho).

5ª etapa – 2ª manga
Com o mesmo fio (cor A), montar 46 pontos, voltar a carreira tricotando 6 pontos, deixar o fio à espera, emendar o fio de cor B e continuar o trabalho exatamente como a 1ª manga.

Na carreira 48 (24 cordões) e com a cor A, voltar até o final da pala, tricotar mais 12 pontos e arrematar os pontos restantes. Cortar o fio de cor A e B.

Nesta altura a agulha direita está com os 24 pontos da pala + 12 pontos da parte de cima da manga. Emendar o fio de cor A do lado do avesso nessa parte, colocar os pontos que estavam à espera de volta na agulha esquerda e tricotar até o final da carreira.

6ª etapa – frente direita
Emendar o fio de cor B e começar a pala da parte da frente como foi feita do outro lado do casaquinho, e tricotar 15 cordões de tricô com cada uma das cores = 30 carreiras de cada cor alternadas.

7ª etapa – transpasse
No cordão 16º com a cor A, fazer 3 meias, 2mj (ou 2jt – depende como você faz cordões de tricô), seguir até o final da carreira. Voltar a carreira arrematando a pala e quando atingir a parte listada, fazer: 3 meias, 2mj e continuar até final da carreira. Começa a diminuição do transpasse.

Próxima carreira: 2m, 2jm, laç, 2mj, meia até os últimos 6 pontos, 2jm, laç, 2jm, 2m. Faz-se 2 meias porque o 3º que forma a borda é o que resultou dos 2mj.

Continuar fazendo as diminuições nas duas bordas do casaquinho até sobraram 6 pontos na cor A . Fazer 30 cordões de tricô e arrematar.

Acabamento
Costurar as laterais das mangas. Cortar e esconder todos os fios soltos do casaquinho.
Pregar, do lado direito da pala, 3 botões e 1 botão na tira do transpasse.
Com ajuda de uma agulha de costura, casear as casas dos botões (não feitas na hora de tricotar, pois pra botões muito pequenos não há necessidade).

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cardigã rústico

Materiais:
3 meadas (aprox. 600g) de fio de algodão rústico 8/8 estampado em azul/creme (argentino)
Agulhas de tricô retas e circular de 4,5 e 5mm.
2 agulhas auxiliares (ganchos)
6 botões – agulha e linha de costura

Tamanho: 40
Medidas: busto: 44cm / cintura: 42cm
Altura do corpo: 38cm – total 52cm (ombro/barra)
Mangas: 50 cm (punho à axilas)

Amostra: 9 p x 13 carr em meia = 5cm

Pontos: barra 2x2 – punhos e barra
6m, 1 t – volta acompanhando os pontos.

Modo de fazer:
Montar 152 pontos na agulha 4,5mm e trabalhar em barra 2x2 por 5 cm (12 carr). Mudar para agulhas de 5mm e continuar a peça tricotando como a receita do ponto e colocando um marcador nas duas laterais do cardigã.
A 35cm do começo, começar a formar o decote em V: do lado direito do trabalho, fazer 1 diminuição no começo e no final da carreira. Tricotar 3 carr na receita do ponto e 1 carr de diminuição (no começo da carreira trabalhar 1ms e no final 2mj. = 4 p diminuídos.

Costas:
Próx. carr. cavas: (dir) trabalhar o ponto até o marcador, tirar marcador, colocar os pontos da parte da frente direita numa agulha auxiliar (gancho), diminuir 3 p; tricotar até o próximo marcador, tirar marcador, colocar os pontos da frente esquerda numa agulha auxiliar, diminuir 3 pontos na carr de volta (avesso) no começo da carreira; tricotar até o final.
Próx. carr.: diminuir 2p (2 vezes e 1 p (2 vezes) = 61 pontos (costas)

Continuar trabalhando esses 61 pontos por 26 carr (aprox. 12,5cm)

Divisão ombros/decote costas: tricotar 19p + 23p + 19 p = 61 p (colocar marcador para facilitar).
Próx. carr. Seguir a receita do ponto até o 1º marc, voltar, fazer 9p, voltar, fazer 10p, voltar até marcador. Cortar o fio, tirar o marc e colocar os pontos do ombro e do decote na ag. auxiliar = 42p.
Emendar o fio no avesso aonde estava o 2º marc e: 9p, voltar, 10p, voltar, cortar o fio; colocar os pontos numa ag auxiliar = 19 p ombros.

Frente esquerda cavas/decote
(Dir) Emendar o fio e diminuir 3 p (cava); seguir até os últimos 2p e fazer 2mj.
(Av) acompanhando os pontos até final
(Dir) diminuir 2 p (2 vezes)
(Dir) dim 1 p. (2 vezes)
e ao mesmo tempo, a cada 4 carr diminuir 1 ponto na lateral do decote até ficar com 19 pontos = 26 carreiras trabalhadas.
Car 27 (ombro) tricotar até final
Car 28: 9p, virar, 10 p, virar e tricotar até final.
Cortar o fio e colocar numa ag. auxiliar.

Frente direita:
Retomar os pontos à espera, emendar o fio e tricotar até final da carreira. Voltar e (avesso) diminuir 3p, seguir até final carreira.
(Dir) 2mj pegos por trás, a cada 4 carreiras para formar o decote. E seguir diminuição da cava como a frente esquerda.

Após terminar a cava trabalhar 26 carr (continuando as diminuições do decote) e trabalhar os ombros: fazer 9 m, voltar, fazer 10p, voltar e tricotar até o final.

Emendando os ombros (frentes e costas)
Pegar os pontos do ombro da parte das costas que estavam à espera , colocar na agulha de tricô e juntá-los em grafting (costura invisível) com os pontos do ombro da parte da frente.
Fazer a mesma coisa com o outro ombro.

Mangas:
Montar 36 pontos usando agulha circular 4,5mm de 40cm de fio e trabalhar com duas agulhas, fazendo 12 carr em barra 2x2.
Mudar para a de 5mm, colocar marcador para marcar o início da carr. e tricotar por 30car = 11cm em ponto meia.
Continuar tricotando, aumentando a cada 10 carr, 1 p de cada lado por 7 vezes = 50 pontos.
Seguir reto até a altura da cava (carr 120 – aprox. 50cm do começo) e diminuir para a cava: 3 p (1 vez), 2p (1 vez), 1 p (11 vezes), 2p (1 vez) e 3p (1 vez) = 9 pontos. Arrematar.

Fazer a outra manga igual.

Borda lateral:
Prender o fio na borda da barra lateral direita e levantar pontos na parte da frente, decote, incorporar os pontos à espera do decote das costas (23p), decote da lateral esquerda e parte desta frente = 240 p total.
Trabalhar em barra 2x2 por 4 cm (9 carr) e arrematar em tricô, sendo que na 4ª carr, na borda direita, fazer 6 casas para botão, a cada 5 cm, arrematando 2 p, e na próxima carr montando (repondo) 2 p sobre estes q foram arrematados.

Acabamento:
Costurar as mangas aos ombros.
Pregar os botões.