segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Colete Samurai 侍

Materiais:
Aprox. 400g de fio flamê acrílico (Yanabey), mesclado
2 novelos fio Sedificada (Pingouim) – aprox. 40g de cada novelo, na cor 353/lote 893364 - cereja
Agulha reta ou circular (usada como reta) 6mm
Agulhas circulares 6mm (fio de 100 ou 2 de 80cm) para bordas
Agulhas de 2 pontas de 4mm
Marcadores: 2 / gancho: 1

Amostra: 12 pontos = 10cm (parte do fio mais grosso)
14 pontos = 10cm (parte do fio mais fino)

Medidas finais:54cm comprimento total
35cm comprimento corpo até cava
20cm cavas (medida reta)
36cm de busto (fechado)
34cm largura costas
10cm largura ombros

Notas:
1) Colete tricotado verticalmente. Começado pela cava direita das costas; tricotado em direção à cava esquerda, a parte da frente esquerda e finalmente a parte da frente direita.
2) O fio usado neste trabalho é muito irregular; ora muito grosso, ora muito fino; então a opção da ag 6mm foi baseada na parte mais fina. Para ficar na medida do modelo, o ideal é usar agulha 7 a 8mm e fio compatível.
3) O fio vermelho foi usado duplo.
Modo de fazer:
Com um fio diferente do trabalho, montar 40 pontos. Mudar para o fio do trabalho e tricotar em cordões de tricô por 10 carreiras (5 cordões) – metade da largura da cava, sob a axila.
Próx. carr.: montar 24 pontos frouxamente (ver sua medida para altura da cava) para formar a altura da cava direita das costas = 64 pontos e trabalhar em cordões de tricô por 32 cm (ou a sua largura das costas).
Próx. carr.: arrematar 24 p para formar a cava esquerda das costas e tricotar por 20 carreiras = 10 cordões de tricô (largura total da cava) - 40 pontos.

Agora, montar 24 pontos (altura da cava direita) e trabalhar por aprox. 10cm - largura dos ombros - (ou mais, se achar necessário para seu busto) = 64 pontos. Deixar esses pontos à espera num gancho, ou num fio diferente do trabalho.

Cuidadosamente retirar o fio diferente da montagem provisória e colocá-los na agulha (parte direita – início da peça). Emendar o fio do trabalho e fazer 10 carreiras (5 cordões) = completada a cava da frente.
Próx. carr.: montar 24 pontos e trabalhar a mesma medida da frente esquerda.

Acabamento:
Costurar os ombros.

Borda: em cordões de tricô
Colocar 1 marcador de cada lado da borda da frente da peça para determinar o lugar da troca dos fios: contar 30p, começando pela borda inferior e colocar um marcador. Mesmo procedimento para o lado esquerdo.

Com agulha circular de fio longo e o fio do trabalho, tricotar em meia até 1º marcador, emendar o fio vermelho, fazer os 34 p e levantar uniformemente pontos no espaço que ficou para o decote (em todas as carreiras verticais das costas) e continuar até o 2º marcador; trocar para o fio do trabalho (2º novelo) e ir até final da carreira (borda inferior). Tirar os marcadores.
Nota: Na troca dos fios “torcer” os dois no avesso para não formar buracos.

Trabalhar por 8 carreiras = 4 cordões de tricô e arrematar em meia pelo avesso, obedecendo a troca dos fios.

Cordão: No final da borda vermelha, levantar 2 pontos e trabalhar 1 cordão de tricô por 40cm. Fazer a mesma coisa no lado oposto.

Cavas: Com auxílio de uma agulha de crochê, levantar pontos ao redor das cavas, tendo como guia os pontos dos cordões de tricô. Fazer 1 carreira em meia (avesso) e arrematar pelo direito em tricô.

Opcional: como o colete só é fechado pelos cordões de tricô, as bordas não se encontram na parte abaixo da cintura. Se quiser que ele fique mais fechado, usar, nas últimas 4 carreiras (2 cordões de tricô), o método de carreiras interrompidas:- tricotar 20 p, dar 1 laçada, virar o trabalho e continuar a carreira; quando voltar tricotando essa carreira, no lugar que deu a laçada, trabalhar a laçada e o próximo ponto (da agulha esquerda) juntos e tricotar normalmente os 10 p até o fio vermelho. Fica bem assentado.